Associação Santanense do Deficiente Físico

ASSANDEF

"Acesso é um Direito. Acessibilidade é uma Conquista"

Confira como foi a XX Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

De 21 a 28 de agosto, a Associação Santanense do Deficiente Físico – ASSANDEF, realizou amplas programações visando proporcionar às Pessoas com Deficiência inclusão na sociedade através de eventos de informações, do acesso ao transporte urbano coletivo, passeio de lazer, cultural e turístico, atividades físicas e reflexão espiritual. Encerrando com uma caminhada para chamar a atenção dos autoridades para as Leis não cumpridos.

No primeiro dia da semana, integrantes da ASSANDEF realizaram passeios em alguns ônibus com acessibilidade, sendo que nossa cidade tem apenas seis ônibus com plataforma elevatória ( Portaria 292/2010 – INMETRO). Ainda temos muitas linhas sem este serviço, indispensável para que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam deslocar-se para suas atividades diárias. Acrescentando ainda a dificuldade de chegar nos locais de embarque e desembarque pelas precárias condições das calçadas ( inesistentes em alguns locais) e nas ruas de nossa cidade.

TAI CHI CHUAN INCLUSIVO – esta foi a atividade do dia 22, na sede da ASSANDEF, sob a orientação do instrutor Sr. Angel Gutierres e grupos afins convidados. Momento de grande integração entre os participantes encerrando com deliciosas guloseimas.

Na tarde ensolarado do dia 23, dentro da programação da ASSANDEF foi realizado um belíssimo passeio Turístico/Cultural com  a cortesia do Transportes TOMAZ  e Corticeiras Tour Fronteira Com a Vera Reis. Participaram os funcionários, direção e usuários com familiares.

Dentre as atividades desenvolvidas na programação da XX Semana Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, no dia 24 (quinta-feira) na sede da Assandef foi realizada, uma palestra sobre o Cadastro Único e posteriormente deu-se o início do cadastramento dos usuários da Assandef, sob orientação da Senhora secretária Carla Saraiva e equipe da Secretaria de Assistência e Inclusão Social

 

Foi realizada na tarde chuvosa de sábado dia 26, reunião de convivência e fortalecimento de vínculos. Atividade esta que fez parte da XX Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com a participação de integrantes da diretoria, funcionários, usuários e familiares da Assandef. Na qual a assistente social da instituição, Isabel Terres aplicou uma dinâmica em grupo, ressaltando a importância de cada pessoa na comunidade.

Alguns registros da Celebração Ecumênica realizada dia 25, à tarde no salão da Igreja do Rosário, atividade da programação da XX Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.Coordenada pela ADFL, Padre Roberto Carlos (Igreja Católica), Marinez Santos Oliveira (Igreja Anglicana) e Raquel Representando a Igreja Luterana, com participação de integrantes da Assandef.

Encerrando nesta segunda-feira dia 28,  com uma caminhada pela XX Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com a participação de representantes de entidades afins, clubes de serviços, representantes do governo municipal, representação de escolas municipais, estaduais e particulares e simpatizantes. No término da caminhada na Praça General Osório com o arriamento das bandeiras e entoado os Hinos Nacional e Riograndense, a manifestação de vários representantes, enfatizando a necessidade de chamar a atenção que ainda tem muito a ser conquistado, para que possamos exercer plenamente os direitos e deves de cidadão.