Histórico

A Associação Santanense do Deficiente Físico (ASSANDEF), foi idealizada por um grupo de Pessoas Com Deficiência (PCD) de Santana do Livramento, que sentiram a necessidade de criar uma associação com personalidade jurídica, que lhes proporcionasse uma maior integração social, uma vez que inexistia qualquer entidade desta natureza, direcionada a PCD.

A ASSANDEF foi fundada em 10 de Abril de 1989, com vinte (20) sócios fundadores.

O primeiro trabalho realizado pela ASSANDEF, foi o cadastramento das PCD existentes na cidade, verificando as causas, condições sociais, culturais e econômicas. Este levantamento contou com a colaboração das associações de bairro e igrejas locais. Estas atividades foram desenvolvidas em uma sala cedida pela Academia Lampert, para as reuniões da associação, onde permaneceram por dois anos. Foi solicitado ao empresário santanense Guilherme Brisolla o empréstimo em sistema comodato, de um prédio, para servir de sede, o que foi concedido. Após ser reformado e adaptado às necessidades das PCD, foi inaugurado em Janeiro de 1991, cito à Rua General Câmara, nº 1324, onde permanecemos até novembro de 2013. E no dia 21 de novembro de 2013, a Assandef se estabeleceu na nova sede, cito Rua Doroteo Aguirre, nº 405 realizando assim suas atividades em lugar mais amplo cedido pelo Governo do Estado.

A Associação realiza eventos: – Sociais (jantares e chás beneficentes e de confraternização, de fortalecimento de vínculos e contato com associações co-irmãs através de correspondências e visitas); – culturais (painéis, gincanas, Concursos Literário e de Desenho); – educacionais – (Grupo de Danças Inclusivas Giro Livre, distribuição de panfletos informativos sobre PCD e palestras); profissionalizantes – cursos profissionalizantes; política –  (através de correspondências às autoridades governamentais reivindica a regulamentação e o cumprimento das leis e sempre que possível se faz presente em solenidades e atos públicos); saúde – (presta atendimento diário de fisioterapia recuperadora e mantenedora às PCD, de menor poder aquisitivo; – esportivo (através da equipe de basquete em cadeiras de rodas – Gladiadores Sobre Rodas, realizando torneios); Também está sendo realizado por um grupo o Tai Chi Chuan com o objetivo de criar possibilidades de novas práticas corporais para melhorar a qualidade de vida das pessoas, incluindo as que possuem algum tipo de deficiência física.

A ASSANDEF esta devidamente registrada com personalidade jurídica, Livro A-2 folha 97, sob nº. 207; Utilidade Publica Municipal, lei 2803 de 25 de junho de 1991; Utilidade Publica Estadual, processo nº. 055961280195-5; Utilidade Publica Federal, processo nº. MJ 22.636/96-58; Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, Processo nº. 44006001481/2001-85; Registro no STCAS, folha 002 sob nº. de ordem 18219 no livro B-3 e Registrada no Conselho Municipal de Assistência Social sob nº. 002, CNAS nº 44006.005818/98-01.